FDJ.jpg

A FDJ – Fraternidade dos Discípulos de Jesus – foi fundada na Federação Espírita do Estado de São Paulo, no dia 4 de março de 1954. O termo “fraternidade” é utilizado para designar agrupamento de pessoas ligadas entre si pelos mesmos desejos, ideais e objetivos.

 

A FDJ é uma extensão, no plano material, de uma fraternidade do espaço, denominada Fraternidade do Trevo. Estão capacitados a fazer parte de seus quadros, os alunos que concluíram com aproveitamento a Escola de Aprendizes do Evangelho e, como Discípulos, sentem em seus corações e abraçam o ideal de servir a humanidade em toda parte e em qualquer situação.

 

O ideal da iniciação Espírita é melhorar o mundo por meio do aperfeiçoamento espiritual do homem. Em termos práticos, a FDJ deve dar suporte permanente a abertura de consciência dos que lhe buscam a orientação e apoio. Consciência esta, que deve resultar na “Responsabilidade com o Cristo”, que é, quando o Discípulo reconhece o seu próprio valor na Seara do Mestre, bem como das suas reais e profundas necessidades de aprimoramento espiritual, conjugando-os num projeto de vida e de felicitação.

 

Atenta a esta situação, a coordenação da FDJ, por intermedio do CGI, está propondo, para toda a Aliança, reafirmarmos nosso compromisso com o Cristo, por meio da retomada deste sublime triângulo de forças espirituais propulsoras: O Estudo, O Trabalho e A Reforma Interior.

plataforma-fdj.jpg

Projeto André Luiz

O projeto Estudo André Luiz, visa promover junto ao nosso movimento a base “estudo” por meio dos ensinamentos contidos nos livros do Espírito André Luiz, psicografados por Francisco Cândido Xavier.

 

Objetivo
Manter o processo de melhoria contínua do indivíduo, das tarefas e testemunhos em que ele está inserido através do estudo.

 

Finalidade
A escolha da série de livros intitulada de série “científica” da lavra de Francisco C. Xavier teve como base as orientações do Plano Espiritual, em diversas oportunidades e regionais, no sentido de buscarmos maior e melhor conhecimento das realidades espirituais, abrindo espaços mentais para as necessárias melhorias em nossas posturas, atitudes e práticas. Afirmam os sábios orientadores da espiritualidade que estas obras guardam inúmeros tesouros de esclarecimento que nos cabe descobrir e desfrutar.
Segundo os mentores amigos, há na espiritualidade diversos recursos e projetos de promoção humana e social, alinhados com as necessárias renovações do 3º milênio da era cristã, que estão à espera de parcerias na esfera física, hoje escassas, como dissemos, por falta de visão, esclarecimento e espaços mentais nos encarnados. Donde depreendemos que se não houver uma substancial mudança no nível de informação, as mudanças para melhor não ocorrerão ou não serão as necessárias para o momento.
Deste modo, a proposta de estudo não deve restringir-se a mera leitura. É relevante que haja os debates e justos esclarecimentos e que, acima de tudo, os estudos sejam feitos com lápis na mão para cada um anotar os ensinamentos que mais tocarem suas almas e seus sentimentos, o que assegura aquisição de sapiência para a eternidade.
Motivação? Bastam o amor, o respeito, a obediência que devemos a Jesus e a nós mesmos, como aliancistas, como os trabalhadores da última hora que somos.

 

Material de Apoio disponível em:

https://alianca.org.br/projetoandreluiz/

 

 

Clique no botão abaixo para acessar  materiais de estudos:

Falando ao Coração

É uma ação permanente em prol do aperfeiçoamento dos membros da FDJ, extensiva a todos os iniciados nas EAE. É também um espaço, uma oficina de trabalho íntimo de vivência e convivência, para encontros patrocinados pelos membros da FDJ.

 

Objetivo
Promover o ideal de fraternidade no coração dos iniciados, esclarecê-los, fortalecê-los, encorajá-los amorosamente para que cumpram seu desiderato em busca da redenção individual e coletiva.

 

Finalidade
Resignificar, dar sentido, dar alma à renovação interior dentro do momento de vida de cada participante, propiciando o autoamor num regime de trocas de vivências enriquecedoras. “Informados já estamos, falta-nos agora sentir o que já sabemos” – Ermance Dufuax.

 

Material de Apoio disponível em:

https://alianca.org.br/fdj/falandoaocoracao/

Projeto Paulo de Tarso

O Projeto Paulo de Tarso tem como proposta principal “SEMEAR O EVANGELHO DE JESUS” aonde se fizer necessário e, por este motivo, ele se torna um PROJETO com abrangência UNIVERSALISTA, no qual todos aqueles que comungam dos ensinamentos do Cristo, independentemente de seu cunho religioso, são convidados a participar na sua aplicação e propagação em beneficio de todos aqueles que o receberem, seja em seus lares, famílias ou comunidades de forma coletiva ou individual. Sua aplicação pode ser de cunho ecumênico ou dentro das bases religiosas cristãs do voluntário que irá semear o Evangelho de Jesus.

 

Podem fazer parte do Projeto todos aqueles que desejarem compartilhar com o seu próximo seus melhores sentimentos e vivências em relação ao Evangelho, cujo coração foi tocado e despertado para a caridade, para o ideal de servir a humanidade e que desejem levar adiante a palavra, os ensinamentos e o Evangelho do Mestre Jesus.

 

Para maiores informações, consulte os links abaixo:

 

O Guia do Peregrino:

https://drive.google.com/file/d/1e3FCJHaNZHwYLCKr4i_bfdkC6GqeZ-PR/view?usp=sharing

 

Livreto Perguntas e Respostas:

https://alianca.org.br/wp-content/uploads/2014/10/fdj-perguntas-e-respostas-sobre-o-projeto-paulo-de-tarso.pdf


Curta a página no Facebook: www.facebook.com/projetopaulodetarso